Psy

"Só algumas pessoas escolhidas pela fatalidade do acaso provaram da liberdade esquiva e delicada da vida" "Sou como você me vê. Posso ser leve como uma brisa, ou forte como uma ventania, depende de quando e como você me vê passar" "Clarice Lispector"

17.1.09


O Livro das Perguntas
Gregory Stock, Ph.D





Geralmente as pessoas não se empolgam muito com os temas de suas conversas, não é? Pois experimente as perguntas expostas aqui e veja o que acontece. Comece com questões mais difíceis, aquelas que você nunca teve coragem de colocar a alguém, inclusive a si mesmo.

Estamos sempre evitando perguntas incomuns ou indiretas, quando justamente essas é que podem abrir caminho para a compreensão e a intimidade. Mas quando uma pessoa encontra quem a questione, porque deseja sinceramente conhecer sua opinião, não ficará constrangida. Ao contrario, gostará de abordar os temas importantes que volta e meia a preocupam.

Estas perguntas são uma forma agradável de descobrir mais sobre você e outras pessoas. Servem ainda para confrontar, não na teoria, mas na prática, grandes dilemas morais. Para respondê-los, você precisará rever seu passado, projetar-se a situações hipotéticas, encarar alternativas difíceis e fazer escolhas dolorosas. Com estas perguntas você poderá abrir caminho para seu crescimento pessoal, aprofundar amizades e relações sociais, conhecer mais rapidamente a personalidade de alguém ou simplesmente criar um agradável passatempo.

As respostas às perguntas não são certas ou erradas. Apenas honestas ou desonestas. Você pode realmente saber o que fará em uma situação hipotética e desconhecida? Certamente, não, mas por que evitá-la? Você tem aqui uma boa chance de ampliar sua visão interior sem precisar passar pela experiência. Procure se envolver ao máximo com as situações apresentadas para que as respostas reflitam realmente o que pensa. Resista à tentação de fugir a uma pergunta, negando sua realidade ou levantando objeções à sua compreensão. Não importa se as hipóteses são absurdas e se poderes mágicos não existem. Parta do principio de que as condições descritas são reais, as vantagens são verdadeiras e as promessas serão cumpridas. Isso é fundamental para a conscientização de suas respostas.
Não responda simplesmente “sim” ou “não”. Reflita e tire conclusões, procure novas hipóteses para a questão. Use-a como ponto de partida e solte sua imaginação.




1
Por um grande amor, você seria capaz de mudar para um pais distante, mesmo sabendo que dificilmente tornaria a rever sua própria família e amigos?

2
Você acredita em fantasmas ou espíritos maus? Concordaria em passar uma noite, inteiramente só, numa casa isolada e com fama de mal assombrada?

3
Se você fosse morrer esta noite e não tivesse a menor chance de se comunicar com ninguém, o que mais lamentaria não ter dito a alguém? Por que não disse até agora?

4
Você aceitaria viver um ano de sua vida na mais completa felicidade, se depois não lhe restasse qualquer lembrança dessa experiência? Se a sua resposta é não, diga por que.

4.1
O que é mais importante: a experiência real ou as lembranças deixadas pela experiência que já passou?

5
Descobriram um novo medicamento capaz de curar artrite. Mas que, em compensação, pode causar uma reação fatal em 1 por cento das pessoas que o tomarem. Se estivesse em suas mãos liberar o produto para o público, você o faria?

6
Você descobre que seu adorado filho de 1 ano de idade foi trocado na maternidade e não é realmente seu. Trocaria essa criança pelo filho verdadeiro?

7
Você acha que o mundo, daqui a cem anos, será melhor ou pior do que é agora?

8
O que você preferiria: ser membro de uma equipe esportiva campeã. Ou campeão de algum esporte individual? Qual esporte escolheria?

9
Se alguém lhe oferecesse 1 milhão de dólares para deixar o pais e nunca mais voltar, você aceitaria?

9.1
Se fosse expulso do pais e tivesse poucos recursos financeiros, onde tentaria reconstruir sua vida?

10
Em sua opinião, em nossa sociedade, a vida é mais fácil para o homem ou para a mulher? Alguma vez já desejou ser do sexo oposto?

11
Você adquire o poder de matar pessoas simplesmente pensando nelas e repetindo duas vezes a palavra “adeus”. Suas vitimas terão morte natural e ninguém suspeitará de nada. Existe alguma situação em que usaria este poder?

11.1
Você pode se imaginar matando alguém por meios indiretos? E se tivesse que olhar a pessoa nos olhos e golpeá-la até a morte? Alguma vez desejou realmente matar alguém ou que alguém morresse?

12
Se você pudesse viver até 90 anos e conservar ou o corpo ou a mente dos 30 para os últimos sessenta anos de sua vida, o que escolheria? Mente ou corpo?

13
O que é, em sua opinião, uma noite perfeita?

14
O que você escolheria: ter o mais absoluto sucesso profissional e uma vida pessoal tolerável. Ou uma vida pessoal extremamente feliz e a profissional apenas regular?

14.1
Já que tanta gente diz preferir uma vida particular feliz, por que acha que se empenham muito mais na carreira profissional?
Se diz que considera a vida particular mais importante, seu comportamento confirma isso? Será que não está apenas evitando admitir o quanto o trabalho o satisfaz? Você faz do trabalho um substituto? Espera que o sucesso profissional, de alguma forma mágica, o leve à felicidade pessoal?

15
Qual a pessoa que você mais admira? Até que ponto ela serve de modelo para sua própria vida?

16
Se na hora do nascimento do seu filho você pudesse escolher a futura profissão dele, você o faria?

17
Você aceitaria transformar-se numa pessoa muito feia fisicamente em troca de viver mil anos, conservando o corpo e a mente com a idade que quisesse?

17.1
Você trata as pessoas de acordo com a aparência física?
Se um acidente o tornasse muito menos atraente do que é, isso afetaria sua vida? A questão da imortalidade o preocupa? Qual a idade ideal para você?

18
Se você pudesse acordar amanhã com uma nova qualidade ou habilidade que não tem hoje, qual escolheria?

19
Você tem a chance de conhecer uma pessoa com quem poderá viver um maravilhoso caso de amor. Mas sabe que, em seis meses, ela irá morrer. Mesmo assim gostaria de conhecê-la e apaixonar-se? E se soubesse que essa pessoa não iria morrer, mas, ao invés disso, trair você?

19.1
No amor, o que acha mais importante: a intensidade ou a segurança? O que espera de alguém que o ama? O que o faria sentir-se traído pelo seu amor: indiferença, mentira ou infidelidade?

20
Sendo muito rico e sabendo que, depois de sua morte, sua herança poderia ser usada em beneficio de toda a humanidade, você mudaria seu testamento deixando apenas uma pequena parte para sua família?


21
Você prefere a companhia de homens ou mulheres? Seus amigos mais íntimos costumam sero do sexo masculino ou feminino?

22
Se tivesse que fazer um “despacho” para prejudicar alguém, você o faria?

23
Durante uma viagem, a pessoa que você ama conhece e passa uma noite com alguém muito atraente. Eles nunca mais se encontrarão e você só ficará sabendo do caso se o seu amor lhe contar. Você gostaria de saber? Se os papéis se invertessem, você contaria?

23.1
Até que ponto um caso com outra pessoa precisa ser sério para você preferir que seu amor lhe conte? Por que uma confissão dessas é tão ameaçadora que a maioria das pessoas prefere não ficar sabendo? Esse tipo de honestidade poderá ser destrutiva ou criar maior intimidade e confiança entre os parceiros? Até que ponto você confia em seu amor? Até onde pode-se confiar em você?

24
Há pessoas que você inveja a ponto de querer trocar de vida com eles? Quem são?

25
Por uma semana de férias em qualquer lugar do mundo, com todas as despesas pagas, você mataria uma linda borboleta arrancando suas asas? E se tivesse que pisar em uma barata viva?

25.1
Por que uma pessoa bonita merece mais consideração do que uma feia? Estamos nos prejudicando psicologicamente quando destruímos coisas que consideramos bonitas? Existe uma grande diferença entre arrancar as asas de um inseto e pisar nele? A decisão de como matar um ser vivo é menos importante do que a de matar ou não?

26
Você seria capaz de assassinar uma pessoa inocente se esta fosse a condição para acabar com a fome no mundo?

26.1
O que faria você sofrer mais: ser responsável pela morte de uma pessoa inocente ou saber que deixou milhões de pessoas morrerem? O que pensa de pessoas que tomam grandes decisões contrariando seus princípios? Há muita gente disposta a sacrificar sua própria vida, mas é incapaz de matar alguém. Há alguma coisa pela qual você seria capaz de sacrificar tudo, até sua alma?

27
Se Deus aparecesse em seus sonhos e dissesse para você abandonar tudo, seguir para o mar Vermelho e se transformar num pescador, o que faria? E se Deus pedisse para sacrificar um filho?

28
Qual a sua melhor recordação?

29
Você já odiou alguém? Em caso afirmativo, por que e por quanto tempo?

30
Você preferiria receber 10 mil dólares para seu próprio uso ou 100 mil dólares para distribuir a pessoas que não conhece? E se essas quantias mudassem para 1 milhão de dólares para você contra 20 milhões para os outros?

31
Se soubesse que haveria uma guerra nuclear dentro de uma semana, o que você faria?

32
Você aceitaria viver vinte anos na mais extraordinária felicidade se isto significasse morrer no fim deste período?

33
Qual a maior realização de sua vida? Existe algo que espera fazer que seja ainda melhor?

34
Qual foi seu melhor sonho? E seu pior pesadelo?

35
Você daria metade do que possui para ter uma pílula que com apenas uma hora de sono por dia o fizesse rejuvenescer?

35.1
Você acha que tem muito tempo pela frente? Em caso negativo, pó quê? Até que ponto a idade mudou sua atitude com relação ao tempo?

36
Se soubesse que, dedicando-se a qualquer atividade – música, literatura, negócios, política, medicina, etc. – estaria entre as melhores e mais bem sucedidas pessoas do mundo, qual você escolheria? E se tivesse apenas 10 por cento de probabilidade, você faria a mesma escolha?

37
Qual foi sua melhor experiência com drogas ou álcool? E a pior?

38
Num jantar, é servido um prato que você não conhece. O aspecto é estranho e nada apetitoso. Mesmo assim você o provaria?

39
Seus amigos mais íntimos são sempre mais velhos ou mais jovens do que você?

39.1
Com que tipo de pessoa gosta de passar seu tempo? O que essas pessoas despertam em você e as outras não? O que se pode aprender sobre você apenas observando seus amigos?

40
Se a pessoa com quem vai casar sofresse um acidente e não pudesse mais andar, você continuaria com ela ou desistiria do casamento?

41
Sua casa, com tudo o que lhe pertence, pega fogo. Depois de salvar seus entes queridos, ainda há tempo de, sem risco, buscar mais alguma coisa. O que seria?

42
Como reagiria se soubesse que a pessoa que você ama já teve um caso com alguém do mesmo sexo?

42.1
Já se sentiu sexualmente atraído por uma pessoa do mesmo sexo? Por alguém de sua família? Em caso positivo, como lidou com isso?

43
Quando foi a última vez que participou de uma briga? O que a provocou e quem ganhou?

44
A seguinte situação pode lhe render 1 milhão de dólares. À sua frente estão dez revólveres. Apenas um deles está carregado. Você deve escolher um, apontá-lo para a testa e puxar o gatilho. Se você sair dessa, estará milionário. Correria o risco?

45
Alguém que você quer muito bem está doente, sofrendo muito e só terá um mês de vida. Essa pessoa lhe suplica que apresse sua morte. Você atenderia ao apelo? E se fosse seu pai?

45.1
Concorda que seja ilegal ajudar um doente terminal a morrer? Se alguém não está morrendo, mas sofrendo muito, você acha que deveria ser permitido que se suicidasse? E se a dor for mais emocional do que física?

46
Qual foi a última vez que cantarolou para você mesmo? E para outra pessoa?

47
Você tem a oportunidade de viajar para qualquer época do futuro. E depois de um ano voltar ao presente com todos os conhecimentos experiências lá vividos. Você faria essa viagem se houvesse 50 por cento de possibilidade de perder a vida?

48

Se pudesse escolher qualquer pessoa do mundo, quem você gostaria de ter como convidado para jantar? E como melhor amigo? E como amante?

48.1
O que você procura nos amigos, mas não espera nem quer na pessoa amada? Você se envolve com pessoas saudáveis?

49
É tarde da noite e seu carro raspa levemente a lateral de um Porsche estacionado. Você tem certeza de que ninguém viu. O dano é pequeno e não será coberto pelo seguro. Você deixaria um bilhete com seu telefone no pára-brisa do carro?

50
Se pudesse escolher sua forma de morrer, como seria?

50.1
Você prefere morrer como herói, como mártir de uma grande causa, numa catástrofe natural ou placidamente? Por que desejamos que a morte nos surpreenda enquanto dormimos? Como seus sentimentos sobre a morte influenciam sua maneira de viver?

51
Você tem objetivos a serem atingidos a longo prazo? Cite um deles e como pretende alcançá-los.

51.1
Com que freqüência analisa sua vida e os rumos que ela está tomando? Sob que aspecto a conquista de suas metas tornam sua vida mais satisfatória?

52
Qual a coisa que mais gratifica você na vida?

53
Como você reage quando as pessoas cantam “Parabéns a você” num restaurante?

54
Qual a tortura psicológica que mais faria você sofrer? Não considere danos físicos, mesmo que sejam mínimos.

55
Você se importaria se a pessoa que ama fosse mais inteligente e atraente do que você?

56
Se descobrisse que um grande amigo seu está com AIDS, você o evitaria? E se fosse seu irmão ou irmã?

57
Você estaria disposto a desistir de sexo durante um ano se isso lhe trouxesse uma sensação de paz muito maior do que sente agora?

58
Um amigo faz uma brincadeira atingindo seus pontos fracos e coloca você em situação ridícula. Como você reage?

58.1
Até que ponto perdoa pessoas amigas que decepcionam você?

59
Você controla um centro de pesquisas médicas e pode garantir que nos próximos quinze anos será descoberta a cura para qualquer doença à sua escolha. Só que, infelizmente, durante esse período seriam suspensas as pesquisas sobre outras doenças. Qual escolheria para ser curada.

60
Você acrescentaria um ano à sua vida se, em troca, tivesse de tirar um ano de vida de alguém escolhido ao acaso no mundo? Faria diferença se lhe dissessem de quem seria a vida encurtada?

61
Você tem coragem de fazer xixi na frente de outras pessoas?

62
Se, ao sair de casa pela manhã, você visse um passarinho com uma asa quebrada debatendo-se num arbusto, o que faria?

63
Imagine um novo veículo em que se possa viajar de um continente a outro de forma tão rápida e econômica quanto entre cidades próximas, infelizmente, a nossa descoberta causaria também a morte de 100 mil pessoas por ano. Você tentaria impedir sua utilização?

63.1
Se, em meados de 1800, você pudesse olhar para o futuro e ver que o automóvel iria causar 5 milhões de mortes no século seguinte, como teria se sentindo sobre esse novo invento? Existe alguma descoberta científica que seria melhor não acontecer? Neste caso, que áreas de pesquisa deveriam ser proibidas?

64
Você e a pessoa a quem ama são colocados em quartos separados, tendo um botão ao lado de cada um. Ambos morrerão a não ser que um de vocês aperte o botão nos próximos sessenta minutos. Só que o primeiro que apertar o botão salvará o outro, mas morrerá imediatamente. O que você faria?

65
Quando você conta um fato, geralmente exagera ou tenta embelezá-lo? Em caso positivo, por quê?

66
Você acha que o conselho de uma pessoa idosa deve ser levado a sério porque ela é mais experiente?

66.1
Seus comentários e sugestões costumam ter muita influência sobre os outros? O que poderia fazer para que suas idéias tivessem mais impacto?

67
Se não doar um de seus rins para transplante, uma pessoa que você quer muito bem poderá morrer dentro de um mês. Há 50 por cento de chance de que você não sobreviva. Mas, se sobreviver, terá uma vida perfeitamente normal. Você faria a doação?

67.1
Arriscaria sua vida em beneficio de um conhecido, por obrigação ou por amor? Faria diferença se pudesse recusar, caso ninguém viesse a saber? E se a pessoa em perigo pedisse para você não se arriscar?

68
Alguma vez a sua vida já mudou completamente por fatores externos e sem que você houvesse previsto? Até que ponto você acha que controla sua vida?

68.1
Ficar pensando que controla seu próprio destino faz você se sentir com mais poder perante a vida?

69
Um amigo seu está sempre atrasado para os encontros. Você se aborrece ou encara normalmente? Você é do tipo pontuial?

70
Qual foi a última vez que gritou com alguém? Por quê? Depois você se arrependeu?

71
Você aceitaria ter pesadelos horríveis todas as noites, durante um ano, se como recompensa ficasse milionário?

71.1
Se, para deixar de ter insônias e um pesadelo por mês, tivesse que mudar de emprego ou reduzir seu salário em 25 por cento, você o faria? Existe alguma coisa pior do que um tenebroso pesadelo?

72
Se durante cinco anos você pudesse ter, de graça, um desses serviços, qual escolheria: cozinheira, motorista, empregada doméstica, massagista ou secretária particular?

73
Teria coragem de ir a um matadouro abater uma vaca? Você come carne?

74
Gostaria de passar um mês absolutamente sozinho em um lugar de grande beleza natural? Teria comida e abrigo, mas não veria ninguém.

75
Depois de um exame de laboratório, seu médico telefona e diz que você tem um tipo raro de câncer e apenas poucos meses de vida. Cinco dias depois, ele informa que os exames de laboratório foram trocados e sua saúde está perfeita. Durante esses dias, porém, você teve de encarar a proximidade da morte. Certamente pôde refletir como nunca sobre seus valores e ter uma nova visão da vida. Você acha que isso valeu o sofrimento por que passou?

76
Em uma tarde muito quente, você passa no estacionamento de um shopping center e vê um cachorro trancado dentro de um carro. Percebe que ele está sofrendo muito por causa do calor. O que faria?

77
Você se sente pouco à vontade quando vai a um restaurante ou no cinema sozinho? E ao sair de férias?

78
Se soubesse que dentro de um ano iria morrer de repente, você mudaria alguma coisa no seu modo de vida atual?

79
Por 20 mil dólares você aceitaria passar três meses sem tomar banho, escovar os dentes ou usar desodorante? Leve em conta que não poderia explicar o motivo a ninguém e nem deixar suas atividades normais durante esse período.

156
Em um avião, você está batendo um papo agradável com uma pessoa estranha e nada atraente. De repente, ela lhe oferece 10 mil dólares por uma noite de sexo. Sabendo que não corre nenhum risco e que realmente receberá o dinheiro, você aceitaria?



156.1
Já que tanta gente concorda em fazer sexo por dinheiro, por que há tanto preconceito contra a prostituição? Há grande diferença entre fazer sexo por dinheiro e fazer sexo na segurança de receber algum benefício futuro? A quantia paga altera a natureza da transação?

79.1
Como reagiria se soubesse que mais pessoas estão dispostas a fazer sexo por dinheiro (pergunta 156) do que deixar de tomar banho? Um século atrás não seria assim. Você acha que nossa atitude mais permissiva em relação ao sexo é uma saudável conquista? O que dizer de nossa maior preocupação com a higiene pessoal? Qual a responsabilidade da propaganda nessas mudanças?

80
Você prefere morrer tranquilamente entre seus entes queridos aos 50 anos, ou sofrendo sozinho aos 80? Considere que a maior parte de seus últimos trinta anos seriam bons.


81
Se de repente você descobrisse que seu melhor amigo é traficante de drogas, o que faria?

82
É fácil você aceitar ajuda quando precisa? Se precisar, você pede ajuda?

83
Vai haver um espetáculo beneficente. Alguém diz que doará uma grande importância em dinheiro, se você fizer um número no show. Você concordaria? Em caso positivo, o que apresentaria? Imagine que terá um público de cerca de mil pessoas.

84
Você concordaria em amputar um dedo de sua mão se isso lhe garantisse imunidade a todas as doenças graves?

85
Você gostaria de ser famoso? De que forma?

86
Como você imagina seu enterro? É importante para você que as pessoas chorem sua morte?

86.1
Como gostaria de ser lembrado depois da morte? O que gostaria que fosse dito no enterro? Quem gostaria que falasse?

87
Qual das duas imposições você aceitaria mais facilmente: deixar o pais para sempre ou nunca sair do lugar de onde vive?

88
Você, seu melhor amigo e seu pai estão passando as férias juntos e atravessam uma floresta distante. Seus dois companheiros pisam em um ninho de cobras venenosas e são atacados. Você sabe que nenhum deles viverá sem a aplicação imediata de soro antiofídico. Mas só há uma dose e está em seu bolso. O que você faria

89
Numa escala de 1 a 10, onde 1 significa muito trabalho, luta e grandes realizações, e 10 significa conforto, paz de espírito e nenhuma realização, onde você se posiciona? Por quê? Que lugar ocupa agora?

90
Se pudesse escolher o sexo e a aparência física do bebê que vai nascer, você o faria?

90.1
Você gostaria de ter um filho muito mais inteligente e atraente do que você? Que dificuldades isso provocaria? Quanto sofreria por ter um filho feio, bronco ou defeituoso? Para garantir um filho inteligente, bonito e saudável, você usaria um recurso médico seguro que alterasse geneticamente o desenvolvimento do embrião? Uma criança assim programada lhe daria a sensação de ser seu filho?

91
Você prefere disputar uma partida de qualquer jogo com um adversário mais forte ou mais fraco do que você? Faria diferença quem estivesse assistindo?

92
Existe algo que você sonha fazer há muito tempo? Por que ainda não fez?

92.1
O que é melhor: ter sonhos que nunca se realizarão ou não ter sonho algum? Sua vida seria bem melhor se o que sonha ter ou fazer se tornasse realidade?

93
Se um disco voador aparecesse e os extraterrestres o convidassem para viver cinco anos em seu planeta, você iria? E se, ao invés disso, eles o forçassem a acompanhá-los, permitindo apenas que levasse um baú com tudo o que quisesse? O que você colocaria lá dentro?

94
Você é abordado na rua por um estranho bem vestido. Ele diz que perdeu a carteira e lhe pede dinheiro para tomar um ônibus e dar um telefonema. O que você faria? E se fosse abordado por uma pessoa mal vestida que diz estar desempregada e com fome, agiria da mesma forma?

95
Você seria capaz de sacrificar sua vida em benefício da humanidade, se o seu gesto fosse mundialmente reconhecido e aclamado? Em caso positivo, faria o mesmo sacrifício se alguém de quem não gosta recebesse todas as honrarias e você ficasse no anonimato?

96
Num jogo você tem 50 por cento de chance de ganhar e, se ganhar, receberá dez vezes o que apostou. Quanto do que possui agora estaria disposto a arriscar?

97
Quais são seus maiores vícios? Você costuma tentar livrar-se deles?

98
Você sabe que dentro de três meses morrerá de uma doença incurável. Permitiria que o congelassem se houvesse uma pequena possibilidade de reviver após mil anos e prolongar sua vida?


99
Tarde da noite, você está dirigindo num bairro seguro, mas deserto. De repente um cachorro surge na frente de seu carro. Apesar de frear rapidamente, você o atropela. Pararia para verificar o estado do animal? Se parasse e visse que o cachorro está morto, mas tem uma coleira de identificação, entraria em contato com o dono?

100
Qual sua maior ambição na vida? Realização, segurança, amor, poder, diversão, cultura ou o quê?

1 Comments:

Blogger belakbrilha diz...

Quantas perguntas dificeis???
Talvez por isso eu tenha no meu msn a seguinte frase
"A viagem mais comprida é aquela que se faz para o interior de si mesmo.(Hammarskjöld)"
uma frase k vai ao encontro deste belissimo texto!

um bjo desta sua amiga distante

9:09 PM  

Postar um comentário

Links to this post:

Criar um link

<< Home

No amor, nem sempre são as faltas o que mais nos prejudica, mas sim a maneira como procedemos depois de as ter cometido. "Oví­dio"